5 de junho de 2020
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Chakra Frontal: Como Ativar e Equilibrar | Dicas para o Sexto Chakra

O Chakra Frontal – conhecido como Terceiro Olho – está intimamente ligado à nossa intuição, também chamada de visão interior. Ele está localizado no meio da testa, logo acima do nível dos olhos e sua cor é o azul índigo. Seu som (mantra) é o Om – provavelmente um dos mantras mais conhecidos – e seu nome em sânscrito é Ajna. Muitas vezes chamado de “Consciência”, governa nossa intuição, glândula pineal e visão, memória e imaginação.

Quando equilibrado aguça nossos sentidos e nos permite perceber e acreditar em nossa intuição, tornando-a uma guia poderosa para a vida. Nos sentimos mais conectados e mais seguros e vemos as coisas como elas realmente são. Adquirimos um sentido de liderança natural, que não é sustentado pelo orgulho, mas por uma certeza maior, inata e interna.  Conseguimos entender nosso papel na sociedade e no trabalho de forma a aproveitá-lo ao máximo. Também é o chakra relacionado com as artes, a imaginação e a criatividade.

Desequilibrado, pode desencadear efeitos negativas em nossa saúde emocional, psicológica e também física. Induzir ao vício – de drogas, álcool ou outros – além de promover comportamentos de fanatismo. Também pode gerar uma fragilidade mental ou emocional, resultando em instabilidade na vida e falta de opiniões definidas. Se hiperestimulado, produz excesso de energia mental podendo levar à estafa, dificuldades de concentração e mesmo alucinações. Por outro lado, se estiver fraco, pode afetar também sua capacidade de concentração e memória, te fazer indeciso, e com tendência à procrastinação. Tem ligação com a nossa intuição, mediunidade, telepatia, entre outros.  

1- Seja Sua Intuição

A nossa conexão com nossa Intuição passa por estágios. O primeiro é ouvi-la. É exercitar nossa percepção. É dar razão para aquela vozinha em nossa mente que nos sussurra coisas que nossa mente racional não sabia. Nesse estágio, nem sempre confiamos nas informações que recebemos, e o exercício é justamente estar mais atento, mais consciente da “voz”, e buscar cada vez mais atuar em cima dessas percepções. E quanto mais exercitamos “ouvir’ a nossa intuição, mais próximos então estaremos do segundo estágio, quando a separação ilusória entre nossa intuição e nossa consciência se afina, e somos nossa intuição.

Mas afinal o que significa “ser” a nossa intuição? É estar em alinhamento total com nossa visão interior. É chegar naquele estágio que já nem precisamos “ouvi-la”,pois a ação já é intuída sem passar pela nossa consciência racional. É seguir o fluxo. Por isso, o primeiro trabalho de equilíbrio do Sexto Chakra é sempre o trabalho com a intuição. Buscar, a cada dia, ouvi-la mais. Para que um dia, quem sabe, possamos manter a frequência de sê-la. Pelo tempo que conseguirmos. E assim seguimos, cada vez mais conscientes, cada vez mais intuitivos.

2- Energia da Luz e do Sol

O elemento do Sexto Chakra é a Luz. É importante que você busque-a sempre, para manter seu terceiro olho ativo e carregado. Tenha ambientes de trabalho claros, e também em casa busque ter cômodos bem iluminados – tudo isso é benéfico para seu Chakra Frontal. Você também pode fazer o exercício abaixo.

Exercício para o Sexto Chakra:

  1. Logo pela manhã ou ao entardecer,  sente-se de frente para o Sol (quando o sol é mais suave).
  2. Feche os olhos, e visualize a energia solar entrando pelo seu Chakra Frontal e limpando tudo que não seja divino e harmonioso.
  3. Sinta seu Sexto Chakra se abrir, recarregar e expandir, ampliando sua visão, sua intuição e sua percepção do mundo.
  4. Fique pelo tempo que desejar nessa meditação. Vai ajudar a equilibrar a energia do chakra frontal.

3- Exercícios de Respiração

Faça o Exercício das Narinas Alternadas:

1- Use um Dedo para Tampar a Narina Esquerda.

2- Inspire Lentamente Através da Sua Narina Direita, com a Narina Esquerda Tampada.

3- Alterne o Dedo e Feche Agora a Sua Narina Direita.

4- Expire Pela Sua Narina Esquerda, com a Narina Direita Tampada.

5- Inspire Agora Através da Sua Narina Esquerda, Mantendo a Narina Direita Tampada.

6- Expire Pela Sua Narina Direita, com a Narina Esquerda Tampada.

Siga repetindo esses ciclos pelo tempo que desejar. Inspirando pela Esquerda, Expira pela Direita. Inspirando pela Direita, Expira Pela Esquerda. Este exercício é extremamente calmante e estimula os dois hemisférios do seu cérebro, te trazendo ao presente e estimulando a percepção do Seu Chakra Frontal.  

4- Observe a Sua Mente, Antes de Agir

O Sexto Chakra, quando equilibrado, nos permite ver através da ilusões da vida. Ele nos dá a clareza de ver tudo de uma perspectiva maior, saindo das armadilhas da mente da personalidade. Existe uma forma simples de identificar se você está vendo as coisas de uma perspectiva limitada. Basta observar como está a sua mente. Se ela está inquieta, impaciente, e dolorosamente ativa, é um sinal de que talvez você não deva confiar no que enxerga naquele momento. Todas as ações urgentes – no sentido de corrigir algo como remendos – é um sinal também de uma mente não conectada com uma intuição sadia.

5- Cultive Momentos de Silêncio

No mundo de Apps, Youtube, Tvs e Smartfones, não criamos mais espaço para o “Silêncio’. Estamos o tempo todo ligados à algo, seja uma visão,   um som ou um estímulo. Preenchemos o tempo todo o espaço, não sabemos mais ficar sem fazer “Nada”… perdemos a noção do valor do “silêncio”. E com isso perdemos muito. Porque é no silêncio que percebemos o mundo sutil, o mundo invisível, os sussurros que nos são ditos. É no silêncio que a alma fala.

Por isso, busque momentos de silêncio. Cultive-os. Não os preencha com sons desnecessários. Quando realmente buscamos o silêncio, nos preenchemos do potencial criativo, do “nada” que tudo contém. É no silêncio que nos conectamos com nós mesmos, com a nossa intuição e com os mundos ocultos da nossa existência. Se a sua mente vive preenchida, ela jamais terá espaço para o novo. Pense nisso. Em silêncio.  

6. Escreva Livremente

Experimente a Escrita Livre. Você pode escrever uma pergunta para a qual não item resposta ou para a qual deseja clarificação. E então escreva a resposta. Não julgue, não bloqueie, deixe a escrita fluir. Não edite seus pensamentos, deixe que as respostas e as palavras fluam. No exercício você vai ver como muitas ideias podem surgir, para te auxiliar a decidir caminhos e buscar soluções.

A escrita é um dos caminhos mais diretos para a sua Intuição, pois quando a permitimos fluir de verdade, quem a guia não é a nossa mente consciente, mas sim uma inteligência Superior, que nos insta a trazer conhecimentos e verdades ocultos.  

7 – Alimente Seu Cérebro

Alimentos ricos em Ômega 3 – como castanhas, óleos e peixe – são excelentes para nosso sexto chakra. Também são recomendados alimentos ricos em antioxidantes, como chá verde e chocolate amargo. Inclua em todas as refeições!  

8- Frases de Afirmação

Frases de afirmação são muito eficazes quando usadas com intenção e entrega. Elas funcionam como mantras, e ajudam a substituir crenças antigas – aquelas que não nos servem mais – por conceitos mais benéficos para nós. Com elas, quebramos pouco a pouco nossos velhos padrões de pensamentos e fortalecemos os valores e verdades a respeito de nossos desejos para nossas vidas. Seguem frases que ajudam nosso Chakra Frontal:

Eu Vejo Tudo Claramente”

Eu Atraio Respostas para Minhas Perguntas.”

Transformo Meus Sonhos em Realidade.”

Eu Confio em Minha Intuição.” 

Vivo a Paz.”

Aprendo Com Todas as Experiências em Minha Vida.”

Estou conectado(a) com a Sabedoria do Universo.”

Minha Existência é Única e Especial.”

Sou aberta(o) à ideias e inspirações.”

9- Durma Bem

Dormir é fundamental. Não é possível ter um sexto chakra equilibrado quando temos noites insones ou mal dormidas. Por isso, é fundamental que você busque formas de melhorar o seu sono, para acordar conectado e revigorado. Trocar a noite pelo dia com freqüência também afeta muito a nossa qualidade de sono. Sabemos que algumas pessoas tem dificuldades específicas para dormir. Mas em muitos casos a nossa qualidade de sono é afetada mais por nossos hábitos do que por outros fatores. Ficamos ligados à estímulos variados logo antes de dormir – como noticiários e jogos – e assim ficamos “ligados” demais para dormir. Se você tem esse hábito, comece a mudá-lo. É importante reacostumar o corpo e a mente com um horário saudável, para este importante descanso. Alguns hábitos saudáveis para auxiliar num sono tranquilo:

  • Desligue Tvs e Estímulos Visuais ao menos 1 hora antes de se deitar.
  • Prefira os livros físicos aos digitais antes de dormir.
  • Tente não comer ao menos 2 ou 3 horas antes de dormir.
  • Caso ainda esteja ansioso, pratique exercícios de meditação ou respiração.

E se mesmo com esse hábitos você continua com problemas para dormir, busque ajuda. O sono afeta a sua saúde, seu humor e sua qualidade de vida.  

10- Use a Abuse do Azul Índigo

A cor azul índigo nos conecta imediatamente com a frequência do nosso sexto chakra. Existem muitas formas de trazer essa cor para o seu dia a dia. Queimar uma vela azul índigo, pintar uma parede de um cômodo, ou mesmo vestir uma peça de roupa nessa cor, são formas de conectar-se com essa poderosa cor.  

11- Massageie o Centro da Testa

Massagear o centro da testa é uma técnica super eficaz para trabalhar seu sexto chakra. Você pode usar seu polegar ou outro dedo com que você se sinta confortável. Faça as massagem mantendo o dedo no local e movimentando-o no sentido horário. Além disso, é extremamente relaxante. Dentre seus principais benefícios, está a melhora na concentração, a redução da tensão, o alívio de dores de cabeça e o relaxamento dos olhos. Também é bem recomendado para quem passa muito tempo em frente a tela do computador.  

12. Ervas e Óleos Essenciais para o Chakra Frontal

Ervas e Óleos Essenciais são excelentes aliados para ativar os seus chakras e limpar o seu campo energético. Flores e ervas indicadas para o Chakra Frontal:

Manjerona, Alecrim, Sândalo, Lavanda, Olíbano, Mirra

Você pode sentir o seu aroma ou colocar uma gota direto no seu chakra frontal. Verificar antes a forma de utilização de cada óleo: quais podem ter contato com a pele, quais precisam ser diluídos ou colocados em sachês.

13. Cristais e Pedras para o Chakra Frontal

Cristais são excelentes aliados para equilíbrio do Chakra Frontal. A seguir alguns cristais indicados para o sexto Chakra:

Ametista, Lápis lazúli, Fluorita Roxa, Pedra da Lua, Quartzo Branco, Quartzo Transparente

Umas das formas de uso é deitar e meditar com um cristal colocado diretamente em seu terceiro olho. Você também pode meditar sentado, com um cristal nas mãos, e visualizando-o bem no meio da sua testa. Em último caso, se não tiver em posse de um cristal, você pode visualizar um no centro da sua testa.

14. Entoação do Mantra OM.

Entoe o chakra OM repetidamente. Para isso, sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão ou em posição de lótus e mantenha os olhos fechados. Você pode fazer junto com o Mudra indicado (próximo item).  

15- Mahamayuri Mudra.

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo, ou no seu humor. Mais conhecidos são os mudras feitos com as mãos e dedos, durante as meditações. São posições especiais das mãos muito utilizadas nos exercícios de Yoga e Respiração. Para ativar o Chakra Frontal, utilize o Mahamayuri Mudra. Para isso, após formar o mudra, toque os dois dedos polegares bem no meio da sua testa. Concentre-se no Chakra Frontal. Permaneça em silêncio ou Entoe o Mantra OM.

16. Terapias Energéticas

As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chakras. Aqui oferecemos a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz“, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Atendimentos à Distância.

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê! Artigo escrito por Mirela Fioresy

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