Início » Chakra Coronário: Como Ativar e Equilibrar | Dicas para o Sétimo Chakra

Chakra Coronário: Como Ativar e Equilibrar | Dicas para o Sétimo Chakra

Conhecido como o Chakra das Mil Pétalas, o nosso Sétimo Chakra é representado pela flor de Lótus. Situado no topo da cabeça, é a nossa conexão com o Universo, permite nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chakra da alma e da nossa conexão mais pura – pois através dele – recebemos a Luz Divina.

É também o Chakra da Espiritualidade. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência, e permite uma visão global do universo. Nos sentimos parte importante do mundo e conseguimos transcender as preocupações mundanas. É este canal que nos conecta ao divino, nos momentos de meditação e ampliação de consciência. É nele, por exemplo, o local por onde começamos a canalizar a energia Reiki. 

O Sétimo Chakra está ligado às experiências de clarividência, mediunidade e telepatia. Também é o responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando há bloqueio nesta importante via de luz e energia,  poderá acarretar em doenças nervosas, perturbações mentais, crises espirituais e até perda da nossa fé. Ou seja, uma visão muito materialista da existência também indica uma disfunção no chakra coronário.

Quando bloqueado, ficamos restritos à pensamentos limitados e egoístas, muito mais focados no material do que nos aspectos mais divinos do Ser Humano. Sentimos que não temos um propósito divino ou uma ideia do nosso caminho. Ele gera uma busca por alguém que nos diga “o que deveríamos fazer”, ao invés de conseguirmos decidir por conta e alegria o nosso próprio caminho. 

Por outro lado, podemos ficar bravos com Deus, sentindo-nos abandonados ou traídos. Culpamos todos ao nosso redor por não confiar em nosso próprio poder divino de superação. Quando em desequilíbrio também pode se manifestar no físico, gerando dores de cabeça, fatiga, falta de coordenação e até doenças mentais.  E agora que conhecemos mais sobre este último e importantíssimo chakra, vamos à Dicas!

1- Incensos e Óleos Essenciais

O fogo tem o poder de propagar as essências divinas dos óleos essenciais. Essas essências ativam suas qualidades e aspectos positivos em nós, de forma insconsciente. Assim, o calor e o fogo tem o poder de liberar as essências, para que nosso olfato se conecte com aquelas qualidades sutis – aquelas que não são percebidas pela razão.

Queimar um incenso ou utilizar um difusor com óleos essenciais são excelentes opções. Sinta os aromas, leia sobre eles, estude-os. Você vai ver como são seus aliados.

Algumas sugestões: Jasmim, Lavanda, Rosa.

2- Conecte-se Com Seu Eu Divino

Somos mais do que nossas experiências na Terra. Somos divinos, somos eternos. Conectar-se com seu Eu Divino é pausar. É tirar um tempo do seu dia para ouvir todas aquelas vozes internas que foram caladas pela correria. É pausar para olhar para si mesmo(a).

E como fazemos isso? Desligando tvs, celulares, desacelerando, criando momentos em que você fica apenas em sua própria companhia, sem chats, vozes ou ruídos. Experimente desligar o celular e apenas estar. Sentar e fechar os olhos. Ouvir o que sua alma tem a dizer. Pode requerer uma persistência, e repetições. Mas a alma fala. Você que não está ouvindo… ainda.

3- Conecte-se com a Natureza

Todo contato com a Natureza é benéfico ao nosso Sétimo Chakra. Ela é uma das formas mais potentes de nos conectarmos com a beleza e a simplicidade da VIDA. É através dela que podemos sentir a magnitude da criação divina, e do quanto somos privilegiados, de simplesmente existirmos. Sentar ou Meditar num Ambiente Exterior é permitir-se sentir essa Energia que em tudo está. Conecte-se com as árvores e com o canto dos pássaros. Sinta a brisa pincelar seu rosto, acorde para a sua natureza divina através da perfeição da Natureza. E assim, naturalmente, você sentirá como seu chakra se abre e se expande, te revitalizando e renovando a sua fé no mundo. 

4- Use o Poder das Suas Mãos

Na maioria das terapias energéticas – reiki por exemplo – é comum que existam posições que atuam na cabeça e no rosto. Todas elas são benéficas, tanto para o nosso Chakra Frontal e o Nosso Chakra Coronário. A verdade é que todos nós temos energias nas mãos, e a nossa própria energia é extremamente curativa, quando direcionada com uma intenção positiva. Então, mesmo que não seja Reikiano, experimente algumas posições, intencionando sua energia de cura, e deixe-a fluir. Você verá como nossa intenção pode causar milagres.

Abaixo compartilho algumas posições:

Nota: Se você não tem iniciação ou treinamento energético, use as posições apenas em si mesmo. Enviar energia de cura para outras pessoas diretamente sem treinamento ou conhecimento poderá ter o efeito oposto, de te desgastar.

5- Avalie Seus Pensamentos

Você acredita em tudo que pensa? Pois não deveria. A mente humana é como uma gigantesca antena, captando o tempo todo sentimentos, emoções e pensamentos do mundo exterior. Essas informações nos chegam de uma forma tão sutil, que muitas vezes acreditamos serem nossas.

Assim, a verdade é que, grande parte do que chega até nós, consiste em um conjunto de captações de pensamentos do mundo externo. Junte-se a isso os nossos próprios pensamentos, e acabamos não tendo espaço para ouvir o nosso Eu Superior, que é a nossa Consciência Divina.

Por isso, é de extrema importância avaliar o que é nosso realmente, e nos desconectar do que são crenças e medos da humanidade. Só assim teremos espaço para ouvir o nosso Eu Superior, e nos conectar com as verdades da nossa Alma.

6- Mudra

Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo, ou no seu humor. Mais conhecidos são os mudras feitos com as mãos e dedos, durante as meditações. São posições especiais das mãos muito utilizadas nos exercícios de Yoga e Respiração. Para ativar o Chakra Coronário, utilize o Mudra das Mil Pétalas.

Primeiro, forme com as mãos o mudra abaixo. A seguir, posicione o Mudra no Topo da Cabeça e concentre-se no seu Chakra Coronário. Permaneça em silêncio conectado ao seu sétimo chakra e observe as informações que vem. Podem ser cores, intuições ou mesmo mensagens. Também pode se manifestar num relaxamento muscular, dos olhos e da face.

7- Frases de Afirmação

Frases de afirmação são muito eficazes para quebrar padrões e hábitos antigos, e abrir nossas mente para novas experiências e pensamentos. Elas funcionam como mantras e com elas, quebramos pouco a pouco nossas resistências e velhos padrões de pensamentos. Assim fortalecemos os valores e verdades que nos permitem expandir, através de experiências de empoderamento, fé e abertura de caminhos.

A seguir frases que ajudam a ativar e equilibrar seu Chakra Coronário:

Sinto-me conectada(o) com meu Eu Superior.

Sou Uma Extensão do Universo.Sou Guiado(a) todo o tempo pelo meu Eu Superior.

O Divino Habita em Mim.

Eu Vejo a Beleza do Mundo e a Aceito.

Sou Amor, Sou Luz, Sou Alegria.

Estamos na Terra para Fazer a Diferença.

Neste momento, sou feliz, confiante e seguro(a) do meu próprio valor.

De uma Forma Amorosa, Emito Luz e Atraio Pessoas Cheias de Luz e Amor.

Frases que ativam o Chakra Coronário

8- Posição de Lótus | Yoga

A posição de Lótus (ou meio-lótus) da Yoga é excelente para nos conectarmos com nosso sétimo Chakra. Pode parecer simples, mas ela automaticamente nos coloca em uma posição de receptividade ao Universo. Você pode praticar uma meditação guiada ou simplesmente estar, ficando em contemplação do momento presente.

9- Cor Violeta

O Chakra Coronário está associado com a cor violeta. A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza. Indicada para ambientes de concentração e meditação – como Salas de Terapias Energéticas – pois incentiva um olhar para dentro. É também a cor dos sonhos, do místico e do encantamento. Pessoas sensíveis tem uma atração natural pela cor.  Você também pode utilizar a cor branca para trabalhar o Chakra Coronário.

10- Pratique a Oração

Conectar com outros planos através da oração é uma ótima forma de trabalhar seu chakra coronário. É também uma forma de silenciar e focar naquilo que gostaríamos de ter, de agradecer, de desenvolver. Ao orar, enviamos uma mensagem ao Universo. Ela não precisa ser direcionada a alguém específico, nem feita com rituais complicados. Apenas ser feita de coração. 

Também é uma forma de praticar nossa fé, de acreditar que alguém está ouvindo e que mesmo que no momento as coisas estejam difíceis, temos o direto de sonhar e vibrar por dias melhores. ✨🙏🏼✨🌸 

11- Cristais e Pedras para o Chakra Coronário

Cristais são excelentes aliados para equilíbrio do Chakra Coronário. Seguem alguns cristais indicados para o sétimo Chakra: 

Ametista, Celestita, Obsidiana, Selenita, Safira Azul, Quartzo Transparente, Danburita, Fuquisita, Sugilita e Fenacita.

Você pode meditar sentado, com um cristal nas mãos, e visualizando-o bem no topo da sua cabeça.

12- Comprometa-se com uma Prática Espiritual

A prática espiritual é um bálsamo para a alma. E muitas vezes ela é colocada de lado ou feita com inconstância. A disciplina é uma de nossas aliadas na expansão e controle das nossas faculdades mediúnicas e espirituais. Essa prática pode vir de várias formas, seja através da meditação, preces ou rituais. Pode vir de uma religião ou de tribos com as quais você se identifica. Isso não importa, o que mais importa é a sua conexão com aquela linha, e como ela te ajuda a expandir seus horizontes.

O que ocorre é que muitas vezes somos displicentes com nosso aprendizado. Frequentamos uma vez, e sumimos por meses. Ou praticamos a meditação semana sim e semana não. A medida exata apenas você poderá saber, mas em tudo, se realmente quisemos nos aprofundar, será preciso um comprometimento com o processo. Senão seria como querer ficar em forma fisicamente indo na academia uma vez ao mês.  Se você realmente deseja se aprofundar no seu Eu, tenha consistência. Uma que te permita sentir a diferença entre os dias de prática, e também observar os efeitos que essa prática vem trazendo para a sua vida. Somente com essa observação – que vem ao longo do tempo – é que você poderá sentir também quando chegar a hora de adaptar, expandir ou mesmo ir em busca de uma nova prática.

Se você tem dificuldades em ter uma prática regular, você pode Fazer um Retiro Espiritual. Afinal, Por vezes, para olhar para dentro, precisamos mudar o que está ao nosso redor. Fazer um retiro fora da nossa casa, cidade ou até país – e assim fora da nossa zona de conforto – é uma das formas mais eficazes de abrir-se para experiências novas. Quando tudo é novo, nossa alma se anima, e pode então abrir-se para novos insights, intuições e ensinamentos. Fazer uma retiro pode ser transformador! E uma grande ajuda para ativar e manter equilibrado seu chakra coronário. Experimente!

13- Expanda Seu Conhecimento

Expanda as suas perspectivas através do conhecimento. Leia livros, assista vídeos, ouça podcasts. Podem ser de assuntos relacionados ao auto-conhecimento, mas também de assuntos variados em geral. O Conhecimento nunca é perdido. Identifique as áreas em que você tem dificuldades, e aprofunde a sua educação nessas áreas. Quanto mais você se educa, mais humildade desenvolverá, ao expandir sua visão e perceber que uma opinião é apenas uma opinião. E que podemos aprender com todas elas.

14- Simplifique a Sua Vida

Simplifique sua vida e seus arredores. Excesso de entulhos na vida significam apegos que nos desconectam da nossa essência verdadeira. Você não precisa ser um minimalista, mas é importante reduzir o excesso. Especialmente se você tem dificuldades em se desapegar de objetos, memórias e situações.  Excesso de pertences e de bagunça ao seu redor tende a criar caos em sua mente, mesmo que você não o perceba. Isso porque nossa mente capta tudo, incluindo os objetos ao nosso redor. Por isso é importante fazer “limpas’ de vez em quando.

Dê objetos, doe roupas, jogue fora o que não tem mais utilidade. E isso vale também para memórias e lembranças! Nada de guardar “entulhos” mentais. Se preciso, peça ajuda, mas trabalhe para livrar-se pouco a pouco dos apegos a tudo aquilo que não te serve mais. Seja leve, seja feliz! Seu Chakra Coronário Agradece.

15- Medite em Silêncio

Meditar em silêncio ainda é um desafio para a maioria das pessoas. Acostumados com o Caos Mental, ainda é difícil silenciar a mente. Mas sabe qual a melhor forma de trabalhar isso? Praticando. Silencie tudo ao seu redor, e medite. Virá um turbilhão mental no início? Sim. Você ficará inquieto? Sim! Mas tudo sso é parte do processo. Somente tendo aceitação e conhecimento deste turbilhão, é que pouco a pouco podemos começar a deixá-lo ir, cada vez mais. 

16- Ouça Músicas que Te Elevem

Existem músicas que elevam quase que instantaneamente a nossa vibração. Mantras e orações cantados são exemplos de músicas que nos elevam. E o que é uma música que eleva? É aquela que tranquiliza, ao invés de agitar. Que fala bem, ao invés de difamar. Que nos toca o coração antes de chegar à nossa mente. Se você sentir-se conectado com o Divino ou todo arrepiado(a) ao ouvir uma música, muito provavelmente ela tem uma vibração alta. Por vezes, a melhor forma de silenciar nossa mente do burburinho da vida, é deixar que uma música especial nos preencha, descendo pelo nosso chakra coronário, e nos enchendo de Luz.

17- Comidas Saudáveis e Naturais

Escolher comidas naturais, como vegetais e frutas, com preferência alimentos que crescem com o sol, é fundamental para a saúde do nosso Chakra Coronário. Ao invés de ir em busca de doce, escolha frutas naturais ou secas pelo sol. Inicie um detox, beba bastante água evite comidas com aditivos e sódio em excesso. Fuja dos alimentos processados. 

18- Veja a Beleza da Vida Tudo na vida tem beleza.

O maior sinal de um Chakra Coronário equilibrado é quando conseguimos enxergar essa beleza em tudo e em todos. Se você é excessivamente crítico (com você e com os outros), pratique buscar uma qualidade naquilo que você julga. Observe-se. Quando se pegar criticando ou falando mal de alguém, por exemplo, pare. E então faça um esforço para buscar um aspecto positivo daquela pessoa. Não é de uma hora para a outra, mas é a partir dessa auto-observação que conseguimos mudar. Se você realmente se propuser a encontrar algo bom em tudo que costuma criticar, com o tempo você se verá criticando menos e menos. 

19. Terapias Energéticas

As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chakras. Aqui oferecemos a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz“, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.

Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Atendimentos à Distância.

Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê! Artigo escrito por Mirela Fioresy

Gostou do Artigo?

Veja agora nosso Vídeo Animado com as 19 Dicas para o Chakra Coronário Resumidas. Aproveite e Inscreva-se em Nosso Canal: Youtube Terapias Energéticas

Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *