14 de novembro de 2019
Início » Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar

Chakra Básico: Como Ativar e Equilibrar

14 Dicas Incríveis para Ativar e Equilibrar o Seu Chakra Básico.

O chakra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Quanto mais aberto e vitalizado o Chakra Básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. É associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, nossa independência em relação aos outros, nosso sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais e nossa habilidade em sentir-nos seguros.

Um Chakra Básico equilibrado nos torna conscientes do momento presente e conectados com nosso corpo físico. Já um Chakra Básico hipoativo ou fechado torna as pessoas nervosas, vivendo através do medo, ou apáticas. Pode gerar a sensação de não sermos bem-vindos ou aceitos. Já no oposto, o chakra básico hiperativo pode causar – entre outros sintomas – excesso de materialismo, ganância, paranóia, manias e agressividade.

Além do tratamento através das terapias holísticas, como o Reiki, você também pode trabalhar os seus chacras de outras formas. Segue uma lista de atividades e práticas que irão auxiliar no equilíbrio do seu Chakra Básico:

1- Jardinagem ou Atividades Ligadas à Terra.

Todas as atividades ligadas à terra são benéficas. Passar algumas horas no parque sentado na grama, trabalhar na terra, cuidar de uma pequena horta, andar descalço na grama, são atividades que nos conectam à natureza. Tem uma varanda ou um quintal? Com poucos instrumentos de jardinagem você já pode ter o seu minijardim. Inicie uma horta com suas ervas favoritas, plante flores, conecte-se com o mundo maravilhoso da Jardinagem. As plantas nos inspiram e nos protegem. E nos auxiliam no equilíbrio do nosso Chakra Primordial que é o nosso Chakra Básico.

2- Exercícios Físicos

Exercícios físicos também estão relacionados ao equilíbrio do Chackra Básico. Lembre-se que um dos fatores que ele rege é sua disposição. Desta forma, como as práticas esportivas são geradoras naturais de vitalidade, estarão estimulando seu Chakra Básico. Este, por sua vez, mais estimulado, lhe dará mais energia para a atividade física, criando um ciclo de vitalidade positivo.

3- Yoga

A Yoga, além dos benefícios naturais do item acima, é considerada uma prática para o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para equilibrar seu Sistema de Chakras. Alongamentos de pernas e pés são especialmente indicados para o Chakra Básico, assim como posições que permitam uma conexão (ancoramento) com a terra. Em casa tenho um daqueles tapetes de yoga, que uso para yoga e também para exercícios de alongamento. Basta um cantinho e boa vontade. Hoje existem Tapetes de Yoga de todos os tipos e cores para você se inspirar. Alguns vem com alça, o que facilita se você deseja levar para outros lugares, como para um parque ou para a praia.

4- Dança

Coloque uma música e… Dance! Simples assim. A dança nos ajuda a liberar travas e bloqueios do nosso corpo, nos conectando com sensações e com nosso lado físico. Nada melhor para conectar com nosso corpo do que senti-lo em ação, em movimento e força.

5- Consciência do Corpo

A consciência do corpo vai além dos momentos da atividade física. É estar ciente do seu corpo e dos seus movimentos durante todo o seu dia. Tenha consciência do seu corpo ao dirigir, observe (mentalmente) como seus braços e pernas se movem ao trocar a marcha, ou girar o volante. Ao caminhar de um lugar para o outro em seu dia a dia note seus passos, e sinta-se conectado à Terra. Caso tenha dificuldades em estar presente, recomendo o livro O Poder do Agora, de Eckart Tolle, que considero excelente guia. Sua consciência corporal ajudará a equilibrar seu chacra. Seu corpo é seu templo, sua casa, e sentir-se bem e consciente dele é fundamental.

6- Uso da Cor Vermelha

Feche os olhos e sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Visualize uma flor vermelha, emanando raios da mesma cor. Visualize esta flor vermelha se abrindo devagar exibindo 4 pétalas cheias de energia. Você também pode visualizar seu Chacra Básico recebendo uma onda de energia vermelha, mentalizando que a mesma está sanando e equilibrando o seu chacra básico. Ainda outra forma é o uso da cor vermelha nas suas roupas. Coloque um sapato vermelho para aumentar sua confiança. Ou um bracelete de forma que esteja sempre visualizando a cor. Móveis decorativos são ótimos para dar um toque de cor aos ambientes. Veja uma seleção de móveis vermelhos, sinta como é forte a vibração desta cor. Caso passe mais tempo no escritório do que em casa, você pode ter objetos vermelhos decorativos em sua mesa de trabalho. Veja uma linda seleção de almofadas vermelhas para se inspirar. É uma cor que traz força aos ambientes.

Terapias Energéticas

Ver todos os Artigos

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *